top of page
Foto do escritorBLOG DO ZÉ

Os "KMs" corridos no Futebol!



Quais deverão ser as prioridades em percentuais de um treinamento para a prática de futebol profissional brasileiro?


Vamos dividir em partes:

Técnica

Tática

Física

Emocional


Na hora do jogo qual parte, em percentual, é a mais exigida?

Técnica

Tática

Física

Emocional


Será que estamos agindo certo nos nossos treinamentos? Será que na base estamos priorizando essas valências importantes ou estão queimando etapas dos meninos? Tenho visto muito jogador antes de começar o treino, dentro do vestiário ou indo para a sala de musculação, fazendo exercícios localizados. Falam que é um aquecimento para o trabalho. Será que é mesmo um aquecimento?


Quem controla a dosagem desse aquecimento? Será que juntando esse trabalho diário localizado, mais o trabalho de aquecimento normal e mais o trabalho principal do dia, o total da exigência muscular fica dentro das necessidades diárias do jogador?


Nada vai me fazer mudar de ideia quanto as prioridades do jogo. Vou sempre achar que a técnica é a mais importante. A Técnica faz com que o time jogue melhor e corra menos. Um jogador Técnico corre no sentido, no momento e na necessidade certa. Se você pensar bem, vai ver que quando um jogador possui técnica os movimentos dele são mais coordenados e precisos. O passe tem 90% de acerto. O Chute a mesma coisa. O

posicionamento nem se fala. Muitos dizem que ele está sempre no lugar certo onde a bola passa. A Técnica é o que os leva para lá.


Um jogador sem Técnica corre dobrado. Isso não é minha opinião. É a realidade do futebol. Sempre foi e será assim. Descoordena na corrida, erra o passe com mais frequência, não se posiciona bem e tudo mais.


Os quilômetros por partida não podem ser genéricos. Cada posição tem a sua exigência. Cada posição tem a sua função. Cada jogador tem a sua característica. Quando essa quilometragem é misturada e acham que todos têm que correr a mesma coisa, começa o grande erro. Cada posição exige uma função e cada função tem a sua principal exigência.


Os jogadores protagonistas, os que decidem o jogo eu chamo assim, não correm e nunca correrão iguais aos outros que são coadjuvantes. Eles não jogam e nunca jogarão sozinhos. Um depende do outro. Esses protagonistas que decidem o jogo devem estar com a musculatura fresquinha na hora de decidir o jogo. A Musculatura fresquinha quer dizer que ela está boa para a precisão do chute ou do cabeceio ser correto e certeiro. Musculatura cansada não tem precisão!


Então quando um artilheiro correr em demasia e faz coisas que não é da função dele, na hora "H" vai falhar. Na hora "H" a musculatura vai tremer e o contrato vai ser rescindido. O Messi ou o Neymar correm as mesmas distâncias do que os outros jogadores do time deles? Sem chance! E quem resolve o jogo?


Se pegarmos um centroavante que tem a obrigação contratual de fazer gols e obrigarmos ele a percorrer caminhos diferentes como voltar de mais para marcar até à sua própria intermediária, não espere muita coisa dele. É sub-humana a tarefa dele. O corpo não vai aguentar esse ritmo! Pode até começar fazendo isso e marcando gol, mas sem dúvida, a cada partida vai se desgastando para fazer coisas que não é da função dele que é marcar gols. A mesma coisa seria pedir para o zagueiro estar dentro da área do adversário quando o time dele estivesse atacando e depois estivesse dentro da área dele defendendo. É impossível.


Portanto não me venham dizer que o futebol mudou e agora todos têm que correr igual.

Não venham dizer que estou velho e ultrapassado. Estamos vendo jogadores extasiados com 10 minutos do segundo tempo e o Treinador tendo que substituir 50 % do time porque os jogadores, mesmo com a evolução da ciência, não estão aguentando os 90 minutos. Ou o Futebol está errado ou a ciência não evoluiu nada.


Portanto Treinadores, Auxiliares e Preparadores Físicos vamos atentar para esses detalhes. A Técnica deverá ser a tônica do treinamento e a parte física é o complemento e não o contrário como muitos estão fazendo e atrapalhando o Futebol Brasileiro. O FUTEBOL BRASILEIRO encantou o mundo pela ARTE. Só a ARTE fez o Brasil ganhar 5 COPAS DO MUNDO. Se fosse pela parte física não teria ganho nada!


FUTEBOL SE GANHA COM FINTA E DRIBLE!


Isso todos os jogadores brasileiros provaram ao longo do tempo. PELÉ, GARRINCHA, RIVELINO, ZICO, PAULO CESAR CAJÚ, GÉRSON ETC. Se eu for citar todos os nomes ficaria até morrer aqui no computador. Atentem também para o trabalho que estão passando para os meninos até 16 anos. Não queime etapas do treinamento deles. Isso é fatal. Isso é a mesma coisa que acabar com a esperança deles.


Futebol Brasileiro é Técnica, Técnica, Técnica e depois sim, é que vem as outras prioridades...


Zé Mário Barros

Blog do Zé


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page